Curso para tirar a CNH terá aulas em simulador de direção

Início » Curso para tirar a CNH terá aulas em simulador de direção

Curso para tirar a CNH terá aulas em simulador de direção

A partir de agora, quem quiser tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), terá, obrigatoriamente, que passar por cinco aulas em um simulador de direção instalado em autoescolas. A resolução é do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e é válida apenas para a categoria B (habilitação para automóveis).
A nova regra determina que cada aula tenha duração de 30 minutos e deverá ser feita antes do início da parte prática. De acordo com especialistas, cada sessão custará, em média, R$40, aumentando em 20% o valor gasto da emissão do documento que, passou a ser R$1.200, aproximadamente, segundo dados da Federação Nacional das Autoescolas (FENAUTO).
Ainda de acordo com a FENAUTO, essas aulas são obrigatórias e não diminuem o número mínimo de aulas práticas que devem ser feitas pelo futuro condutor, que são 20 aulas de 50 minutos.

Simulador de direção/DETRAN

Simulador de direção/DETRAN


Com o término das aulas, o DETRAN receberá um relatório com os resultados de cada aluno, o que não caracteriza avaliação. O objetivo do simulador é permitir que o estudante tenha maior familiaridade com situações de risco. Vale frisar que o grau de dificuldade aumenta a cada aula. As primeiras começam com conceitos básicos, passando por situações de adversidades, tráfego em vias de grande movimento, pista escorregadia, sob neblina, entre outros, fazendo com que o aluno tenha mais noção antes de encarar o trânsito real de uma grande cidade, suprindo a carência de informação e formação desses condutores.
Algumas autoescolas não possuem ainda o simulador de condução e outros, ainda aguardam a chegada do equipamento. Enquanto isso, o DETRAN também se prepara para o sistema.
E você, o que achou sobre o simulador de trânsito? Comente e deixe a sua opinião abaixo.

2014-01-03T12:08:00+00:00 janeiro 3rd, 2014|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|4 Comentários

4 Comentários

  1. claudio 23 de março de 2015 em 09:57 - Responder

    eu queria saber aonde tem esse simulador de carro ,eu fui na auoto escola e tive que pagar mais 250.00, reais por fora achei um abuso mais nao tem outro geito.

    • Equipe Despachante.com 23 de março de 2015 em 17:18 - Responder

      Verifique no site do DETRAN.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Anderson 2 de julho de 2015 em 09:23 - Responder

    Que esta nova exigência sirva para preparar melhor os nossos motoristas. São dezenas de milhares de mortos no trânsito brasileiro a cada ano, sem contar as pessoas que ficam com sequelas!

  3. antonio 22 de novembro de 2015 em 21:24 - Responder

    a partir de quando é obrigatório as autoescolas dispor do simulador de aulas pracnhticas para fazer

Deixar Um Comentário