Como Recuperar CNH Apreendida?

Ter a CNH apreendida, além de gerar gastos extras, ainda pode causar uma grande dor de cabeça, caso você não saiba qual o procedimento adequado para a recuperação. Por isso, separamos neste artigo algumas informações úteis e práticas para guiá-lo nesse momento incômodo. Confira!

Quais são as consequências de uma CNH apreendida?

Em geral, é preciso desembolsar uma quantia a partir de R$191,54 para a multa, pagar pelo curso de reciclagem para liberar a recuperação da CNH e ficar sem dirigir por um período pré-definido.

Porém, também deve-se ter em mente que esses dados podem variar de acordo com a gravidade da situação, que, aliás, se for algo muito extremo, pode cassar seu direito de dirigir definitivamente e, no melhor dos casos, custar alguns pontos na carteira.

Como acontece a apreensão?

A apreensão pode acontecer no momento do flagrante e todas as infrações que causam apreensões diretas da carteira são denominadas gravíssimas. Alguns exemplos são:

  • dirigir alcoolizado;
  • correr em rachas;
  • ultrapassar bloqueio policial;
  • dirigir 50% acima da velocidade máxima;
  • para os motoqueiros: pilotar sem capacete.

Nestes casos, a CNH e o veículo são apreendidos imediatamente. O documento é levado para o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) com um prazo máximo de cinco dias para a inicialização do processo. Após esse período, é preciso comparecer pessoalmente no DETRAN para realizar o pedido de recuperação.

É importante ressaltar que durante o correr do processo, é possível permanecer habilitado, tendo que entregar o documento apenas com a notificação da condenação.

Afinal, como recuperar a CNH apreendida?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o procedimento da cassação, veja o checklist com todos os passos que devem ser seguidos para recuperar a CNH.

  • CNH apreendida: fica retida por cinco dias, onde não é permitido dirigir. Porém, após esse período, é possível fazer a solicitação do documento provisório para utilizar durante o processo;
  • apresentação de defesa: o DETRAN envia uma notificação informando o prazo de apresentação de defesa, que deve ser realizada em até trinta dias, pessoalmente, no departamento de trânsito ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Atenção! Caso a defesa não seja entregue, você automaticamente precisa entregar sua CNH;
  • punição: com a defesa entregue, o órgão responsável determina o período de suspensão, que pode variar entre um mês e dois anos;
  • curso de reciclagem: com duração de trinta horas, é obrigatório para todas as pessoas que obtiveram a carteira cassada. Para aprovação é necessário acertar pelo menos 70% da prova final;
  • certificado de reciclagem: depois de aguardar o tempo de punição estipulado, entregue o certificado para a retirada de CNH.

Precisa colocar os seus documentos em ordem de maneira simples e eficaz? Entre em contato com os consultores do Despachante e tire essa preocupação da consciência!

Se você gostou deste artigo sobre como recuperar uma CNH apreendida, continue acompanhando o nosso blog e veja como funciona a CNH digital!

2018-12-19T18:58:24+00:00 dezembro 26th, 2018|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|0 Comentários

Deixar Um Comentário