Como fazer transferência de pontos da carteira

Dirigir é um verdadeiro prazer para muita gente. Para outros tantos, é uma forma de ganhar praticidade no dia a dia. Quem convive com o trânsito em sua rotina sabe do risco de ter algum pequeno deslize traduzido em multas e pontos na certeira de habilitação.

Nas famílias uma situação muito comum é duas ou mais pessoas dividirem o mesmo carro. E quando uma multa é registrada, o pagamento é feito por quem cometeu a infração. Mas e os pontos, precisam mesmo ficar na carteira daquele que registrou o veículo? A boa notícia é que não. A lei prevê casos assim e torna possível fazer a transferência de pontos.

transferência de pontos da carteira

O que é necessário?

Fazer a transferência de pontos da carteira é um procedimento simples:

1º – Ao receber a notificação pelo correio, preencha os dados do infrator.

2º – Ambos, proprietário e infrator, devem assinar a identificação do condutor do veículo no momento da infração.

3º – Junte as cópias da carteira de motorista do infrator e do CRLV do veículo.

4º – Envie pelo correio, com comprovante de entrega, para o endereço descrito na notificação.

Você deve observar que o prazo máximo para a transferência da pontuação para o real infrator é de 15 dias. No entanto, perante o Detran, o pagamento da multa em questão é de responsabilidade do proprietário do veículo e não de quem cometeu a infração. É comum as pessoas se confundirem e pensarem que a transferência de pontos isenta o proprietário do pagamento, mas não é isso que acontece. A transferência apenas o livra de ter pontos na carteira.

Tem outras dúvidas sobre transferência de pontos ou deseja compartilhar mais informações? Nosso espaço de comentários está aberto, é só participar!


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

1.136 respostas para “Como fazer transferência de pontos da carteira”

  1. Thiago disse:

    Boa tarde , e se caso eu vendi meu carro mas ainda esta no meu nome, e as multas nao chegaram em minha residência,
    E passou o prazo para transferir , qual o procedimento a ser feito nesse caso? Pois meu trabalho exige que minha cnh esteja em dia . Me ajuda por favor .

    • Mariana Despachante.com disse:

      Thiago,

      Você terá que transferir o quanto antes esse carro para que essas infrações não contem em sua CNH. O DETRAN não está mais demorando para enviar as multas aos motoristas, mas, se você acha que o proprietário atual está cometendo infrações, transfira o quanto antes. Vale lembrar que você pagará uma multa de averbação por não ter transferido antes esse veículo, contando também como mais uma pontuação em sua CNH.

      Se não tiver alguma multa gravíssima ou 21 pontos, você ainda está em dia com a CNH. Agora, se ultrapassou essa pontuação, você terá que elaborar um recurso de multa, alegando que vendeu esse veículo, porém, ainda não tinha realizado a transferência. Mesmo assim, não há garantias de que esse recurso será deferido.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

    • WAIDSON RAMOS disse:

      Sou proprietario de um taxi, e tenho dois motoristas dirigindo, porém ambos motoristas cometeram infrações de transito, como não costumo ficar em casa não recebi as notificações das multas, mas quero transferi-las para o real infrator, já tive nos jaris e não consegui, exigiram-me as notificações das multas, consultei as multas pela internet e por conta disso não aceitaram a minha solicitação.Gostaria de saber como proceder. Agradeço antecipadamente.

      • Equipe Despachante.com disse:

        Waidson,

        Você pode solicitar a 2ª via da notificação no site do órgão atuador, agora se já passou o prazo de indicação você precisa entrar com recurso da multa.

        Obrigada,
        Equipe Despachante.com

  2. Rafael disse:

    Eu uso o carro mas está no nome de minha esposa. Me descuidei e tomei multas e não transferi algumas multas para meu nome. Hoje recebi notificação de suspensão de CNH (no caso, dela). Há a possibilidade de eu transferir para o meu nome agora?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Rafael,

      Você pode entrar com um recurso no DETRAN alegando que essas multas não são dela, pois o veículo é utilizado por outra pessoa, porém, esse pedido pode ou não ser deferido. Caso o DETRAN não aceite esse recurso, ela terá que cumprir a suspensão durante o período que o órgão determinar.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

    • ivan battistella disse:

      boa noite no dia 14/04/2014 cometi uma infração de velocidade so que não recebi o auto de infração so fui saber hoje 04/02/2015 quando fui fazer a marcação para vistoria so que este carro esta em nome do meu filho gostaria de saber se tem como eu colocar estes ponto na minha habilitação hoje dia 04/02/2015.

      • Equipe Despachante.com disse:

        Quando as multas já viram notificação de suspensão, não há mais como recorrer das multas, somente elaborando o recurso de suspensão. Se for de SP, o Despachante.com pode te ajudar com seu caso. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.
        Obrigada,
        Equipe Despachante.com

  3. luis alberto thomaz borges disse:

    Como transferir os pontos para outro condutor apos os 15 dias?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Luis,

      Na própria multa, há um campo embaixo, onde você deve preencher com todos os dados da pessoa que você irá transferir a multa. Fique atento aos prazos para não perdê-los e essa pontuação contar em sua CNH.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. leo jonas disse:

    levei multas só que foi com a permisao e foi enfragqa
    nte e ja fas 5 meses

  5. Anderson luis cordeiro disse:

    BOA TARDE,VENDI UMA MOTO NO DIA 10 DE JANEIRO,RECONHECI FIRMA AUTENTIQUEI,TIREI COPIA E AUTENTIQUEI TAMBEM,E FIZ O COMUNICADO DE VENDA NO DIA 13/01,MAS NO DIA 11 UM DIA APOS A VENDA UM MENOR DE IDADE FILHO DA MULHER QUE VENDI O MOTO ESTAVA ANDANDO E A POLICIA PEGOU ELE,CHEGOU PRA MIM 4 MULTAS,1 PERMITIR POSSE A PESSOA SEM HABILITAÇÃO,2CONDUZIIR VEICULO SEM ESTAR LICENCIADO,3CONDUZIR VEICULO COM DEFEITO DE FREIO,4 DIRIGIR VEICULO SEM CNH.O QUE DEVO FAZER SOMANDO AS MULTAS DA 25 PONTOS,E A MULHER QUE EU VENDI NÃO TEM CARTEIRA.MAS EU RECONHECI AUTENTIQUEI E COMUNIQUEI A VENDA.PODERIA ME AJUDAR O QUE DEVO FAZER?:???

    • Mariana Despachante.com disse:

      Anderson,

      Você deve entrar com um recurso para essas multas e verificar junto ao DETRAN o real motivo dessas infrações terem ido para a sua CNH, pode ser que essa Comunicação de Venda não tenha sido feita de forma correta.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. vagner disse:

    olá tenho um duvida quero trocar de categoria D para E mais recentemente tomei um multa por não transferir o veiculo em 30 dias. O que posso ta fazendo tenho que esperar um ano pra poder tirar a habilitação E ? tipo nunca tomei multa de infração no trânsito somente administrativa que foi essa nos últimos doze meses posso recorrer?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Vagner,

      Você terá que ir até uma autoescola e verificar se essa pontuação pode implicar no processo de troca de categoria de CNH.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. Juliana disse:

    Meu namorado tomou duas multas com meu carro e ao preencher o papel verifiquei que o nome dele na CNH esta diferente do RG.

    Será que se enviar desta forma terei algum problema?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Juliana,

      O ideal seria ele corrigir o cadastro e ficar com os dois nomes iguais para não ter problemas. Vá até o DETRAN e verifique o que pode ser feito.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  8. juliano copeti disse:

    boa tarde, peguei a moto do meu pai escondida cometi 5 infraçoes, ele perdeua carteira tem como recorrer pra ele nao perder esses pontos pra ele nao perder a carteira de habilitaçao?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Juliano,

      Você pode entrar com recurso para tentar livrar o seu pai dessas infrações, porém, não é certo que o DETRAN irá deferir o seu pedido, pois é o órgão quem determina quais infrações serão aceitas ou negadas. Mas, vale a pena entrar com um recurso.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Natália Maria disse:

    Olá, gostaria de saber se caso já tenha passado o prazo para transferir os pontos da carteira do proprietário do carro para o infrator da multa tem alguma possibilidade de eu ainda transferir? Obrigada

    • Mariana Despachante.com disse:

      Natália,

      Você pode entrar com recurso para transferência da pontuação, porém, não há certeza de que o DETRAN irá deferir o pedido, pois é o órgão quem determina quando os recursos serão aceitos ou negados.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Joao Batista disse:

    Tenho multa de 2012 e 2013 o infrator no caso foi meu filho, como já passou do prazo, como faço pra transferir ?

    • Mariana Despachante.com disse:

      João,

      Somente com recurso de multa você consegue transferir essa pontuação para ele, porém, não é certo que o DETRAN irá deferir o pedido, pois o prazo de transferência já foi estourado. Por isso que na notificação, você já pode colocar a pontuação na CNH do real condutor do momento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  11. Cida Vargas disse:

    Boa tarde. Meu filho é o proprietario legal do carro que eu dirijo. Tive uma multa mas nao recebi o Auto de Infracao com o formulario para a transferencia dos postos, só soube da mesma quando recebi a multa para pagamento.
    Ainda é possivel solicitar a transferencia dos pontos pra mim? a multa vence no proximo mes de marco/2014 e a infraçao foi em 13/12/2013.
    Obrigada!

    • Mariana Despachante.com disse:

      Cida,

      Você pode entrar com recurso de multa explicando o que aconteceu ao DETRAN para tentar transferir esses pontos para a sua CNH, porém, não é certeza que o órgão irá deferir o pedido por enviar a notificação antes da multa. Também verifique o endereço de cadastro no DETRAN para não acontecer novamente esse problema com você.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. Thiago silva pereira disse:

    Tenho um carro no meu nom, estou com ha carteira provisoria.
    Meu cunhado levou uma multa sem cinto de segu,
    Ele tem habili definitiva.Eu posso tranferir os pontos
    Pra ele.Sendo q passou o vencimento porque nao
    Veio carta na minha casa.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Thiago,

      Primeiro, verifique no DETRAN o endereço que você está cadastrado para tentar entender o porque essa multa não veio para o seu endereço. Segundo, entre com recurso para essa multa, afirmando que no momento, quem dirigia era seu cunhado, passando todos os dados da CNH dele, porém, não é certeza que o DETRAN irá deferir o pedido do seu recurso, pois, na notificação, já há espaço para você transferir a multa para o real condutor do momento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  13. Tais disse:

    Estou transferindo alguns pontos da minha habilitação. Enviei ao Detran dentro do prazo solicitado com as devidas assinaturas e cópia de documentos. Qual é prazo para o Detran concluir a transferência ?
    Visto que estou acompanhando pelo site e nada consta.

  14. joice paes disse:

    Posso. Transferir a multa de transito para minhaCNH depois do prazo?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Joice,

      Você pode tentar entrar com um recurso para tentar conseguir transferir a sua pontuação.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  15. DIEGO disse:

    tenho um carro mais nao esta no meu nome e minha mulher tomol uma multa sem abilitaçao
    eu consigo trasferir os pontos para minha cnh

    • Mariana Despachante.com disse:

      Diego,

      Sim, quando a notificação da multa chegar, você consegue preencher, com todos os seus dados, a multa, para que a pontuação vá para a sua CNH.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  16. romulo disse:

    a data dos 15 dias começa a fale apartir de quando

  17. Quando se toma uma multa por não ter cnh, referente as pontuações desta multa elas são transferíveis ou não, terão de ir para a cnh do proprietário do veículo ?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Everton,

      Quando não tem CNH, essas multas vão para o CPF da pessoa, sendo intransferíveis.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  18. Marisa disse:

    Tenho um carro e não dirigia quando o motorista (Parente) estava sem cinto e foi parado e multado, ele não assinou a multa e hj 11/03 recebi a notificação na minha casa mas o nome dele está como condutor. Tenho duas dúvidas:
    A multa vem para minha carteira?
    Ele estava com a carteira provisória, ele pode perder a permissão? ou consegue transferir esses pontos (5) para outra pessoa?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Marisa,

      Não, se a notificação está no nome dele, irá para a CNH dele. Se ele tem a permissão e é multado nesse período, não consegue a CNH definitiva. Você pode transferir para outra pessoa.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  19. Tiago Nikolas disse:

    a minha duvida é se é possível transferir pontos parciais para outra carteira, dividindo a pontuação.

    Obrigado pela Atenção!

    • Mariana Despachante.com disse:

      Tiago,

      Sim, você pode entrar com recurso para tentar transferir as pontuações, porém, não é certeza que o DETRAN irá deferir o pedido, pois é o órgão que determina esse tipo de recurso.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  20. janaina disse:

    Ola, tomei uma multa por estacionar em lugar proibido. Porém o carro está no nome de uma pessoa que mora em outro estado. Quando ela receber a multa ela pode preencher me declarando como infrator, reconhecer a assinatura dela em cartório, e depois me enviar para que eu va num cartório na minha cidade e reconheça a minha assinatura e envie para o detran? Ou esse procedimento precisa ser feito com as duas pessoas (proprietario e infrator) juntas no mesmo Cartório?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Janaina,

      Na própria notificação a pessoa já pode indicar quem foi o real condutor da infração e enviar ao DETRAN, não há necessidade de todo esse procedimento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixe uma resposta