Carteira de Habilitação Social — Descubra Como Tirar CNH de Graça

Muitos não sabem, mas é possível conseguir sua CNH gratuitamente em alguns estados. É a chamada Carteira Nacional de Habilitação Social! Todos sabem que o processo de conseguir a habilitação pode ser caro, e não são todos que tem como arcar com esse tipo de custo. Quer saber como tirar CNH de graça? Confira este artigo e descubra!

Como tirar CNH de graça?

Alguns estados do país oferecem subsídios para o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Não existe uma lei federal que regularize esse tipo de benefício, portanto, ele não está disponível em todas as localidades.

Para saber como tirar CNH de graça, o primeiro passo é checar se seu estado conta com o programa. Em Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal não é possível consegui-la.

Confira agora as especificações dos estados participantes.

Rio de Janeiro

Isenção de taxas para a emissão da primeira habilitação, caso a pessoa apresente um ofício da defensoria pública comprovando que não tem condições de arcar com os custos.

Pernambuco

Processo aberto anualmente no site do Detran. É preciso comprovar renda de até dois salários mínimos ou estar desempregado. São cobertas todas as despesas, desde CFC até taxas. Beneficiários de programas sociais ou com boas notas no ENEM também podem ser contemplados.

Ceará

Para participar é preciso estar em uma das categorias: aluno da escola pública, beneficiário do programa bolsa família, egresso do sistema penitenciário ou portador de deficiência física. Basta se inscrever no site. São cobertas todas as despesas.

Paraíba

Para saber como tirar CNH de graça na Paraíba, primeiro deve-se enquadrar em algumas das categorias: beneficiário do bolsa família, ter renda igual ou inferior a um salário mínimo, estar desempregado, ser aluno matriculado ou que tenham concluído os Programas Projovem ou Brasil Alfabetizado e pessoas egressas do Sistema Penitenciário ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação.

O sistema cobre todas as despesas.

Sergipe

Basta se enquadrar em algumas regras, como estar desempregado ou ser beneficiário de algum programa social do governo para poder tirar a CNH de graça no estado do Sergipe. A inscrição é on-line.

Amazonas

É preciso solicitar a participação no programa na ocasião de abertura do site, pois as vagas são limitadas. Também é preciso morar no Amazonas há pelo menos dois anos.

Maranhão

Para saber como tirar a CNH Social no Maranhão é preciso conhecer o programa disponível. No estado há o CNH Jovem, voltado apenas para estudantes de escolas públicas. É preciso possuir domicílio em municípios no estado do Maranhão, ter feito o ENEM e não ter sido condenado judicialmente pelo descumprimento da legislação de trânsito.

Espírito Santo

Basta estar desempregado há pelo menos um ano ou ter renda familiar de até dois salários mínimos para conseguir. As inscrições são feitas pelo site.

Já sabe se é possível e como tirar CNH de graça em seu estado? Acompanhe o blog do Despachante e continue por dentro das notícias do mundo automotivo!

2018-12-13T15:45:49+00:00 dezembro 7th, 2018|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|0 Comentários

Deixar Um Comentário