Como Comprar Um Carro Usado: Entenda os Procedimentos

Início » Como Comprar Um Carro Usado: Entenda os Procedimentos

Como Comprar Um Carro Usado: Entenda os Procedimentos

Você decidiu comprar um carro usado, já escolheu o modelo e encontrou o veículo perfeito? Então, antes de fechar negócio, veja os procedimentos e documentos necessários para realizar a compra de forma segura, garantindo não ter dor de cabeça no futuro.

Verifique a situação e a documentação do veículo

Antes de finalizar a compra de um carro usado é imprescindível verificar a situação da documentação do veículo. Peça ao atual dono o VIN e o código RENAVAM para fazer consultas no DETRAN e no DER e se certificar de que não há nenhuma irregularidade com o carro, como multas em atraso e IPVA e DPVAT vencidos.
Não deixe de conferir o número de chassi, que deve ser idêntico na documentação e nos vidros, carroceria e etiquetas coladas nas portas, caixa de roda dianteira e embaixo dos bancos. E também o número do motor.
Exija do atual dono também, seja ele um particular ou uma pessoa jurídica, como concessionárias e revendedoras, um histórico do carro, com número de donos e documentação de transferências anteriores.

Acerte a forma de pagamento

Além do pagamento à vista, você pode optar por financiar a compra do seu carro usado em duas modalidades: CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou leasing. Além de poder fazer a compra por meio de consórcio.
É importante que você nunca adiante valores antes de poder ver o carro e realizar a finalização da negociação. Isso te resguarda de golpes.

Faça a transferência do veículo

Depois de conferir a documentação do carro escolhido e acertar o pagamento, é hora de transferir o carro para o seu nome. O prazo para esse procedimento é de 30 dias, a contar da data mais antiga constante na documentação de venda. É importante ficar de olho nesse prazo porque seu descumprimeto rende multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
Para não ter dores de cabeça e não perder tempo, você pode contratar os serviços de um despachante especializado em serviços para autos.

Confira os documentos exigidos para comprar carro usado

Veja a lista de documentos necessários para realizar os procedimentos de compra de carros usados:
1) Certificado de Registro de Veículo original preenchido, datado, assinado com reconhecimento de firma do vendedor e comprador;
2) Cópia simples do RG/CPF ou CNH (do comprador);
3) Cópia simples do comprovante de residência (do comprador);
4) Se o vendedor/comprador for Pessoa Jurídica, será necessário que forneça uma Cópia do Contrato social + Cópia do cartão CNPJ, alegando que as pessoas que assinaram o CRV possuem poderes para venda do bem;
5) Laudo Veicular ECV, realizado em uma empresa de vistoria credenciada pelo DETRAN.
Anotou os procedimentos e documentação necessária para comprar carro usado? Nós da Despachante.com podemos te ajudar com a transferência do seu novo veículo. Contate-nos!

2017-06-07T16:00:39+00:00 junho 7th, 2017|Carros Usados|8 Comentários

8 Comentários

  1. Teófilo Moraes 11 de junho de 2017 em 03:30 - Responder

    Realizei em Dezembro 2016 uma troca de veículo no qual passei o meu quitado para a pessoa e peguei um outro de maior valor com o rapaz, mas esse veículo está em nome de outra pessoa e com parcelas de financiamento que eu assumi e venho pagando em dia. Ocorre porém, que mesmo após eu ter pago IPVA 2017 e tudo em dia, o vendedor me procurou e solicitou que eu prenchesse o recibo desse veículo pois iria transferir pro meu nome.
    Fiz conforme solicitado, mas ele não me entregou o documento até o prazo máximo, nem o CRLV 2017 e o outro rapaz no qual o veículo está em seu nome fez o comunicado de venda junto ao Detran.
    O que faço neste caso? Devo acionar a justiça? Pois tenho os comprovantes de pagamentos do IPVA todos realizados em minha conta corrente.
    Obrigado

    • Despachante.com Despachante.com 12 de junho de 2017 em 12:30 - Responder

      Teófilo,
      Ele não irá conseguir transferir para você se não transferir o financiamento também. Provavelmente por isso ele não te entregou.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Ricardo 30 de julho de 2017 em 23:57 - Responder

    Estou dando 02 veículos na base de troca + dinheiro e pegando um mais novo em uma loja de carros, não é concessionaria. Como devo proceder em relação a documentação dos 02 veículos q vou dar de sinal, para não ter problemas posteriores… por favor descrever passo a passo.
    A loja é no mesmo município q resido, Sorocaba.

    • Despachante.com Despachante.com 1 de agosto de 2017 em 11:25 - Responder

      Ricardo,
      Você precisa preencher o recibo de compra e venda em nome da loja e reconhecer firma em cartório.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. JEAN 29 de novembro de 2017 em 13:13 - Responder

    Sou de SC e estou negociando um veículo em SP.
    Quais os procedimentos que devo adotar no dia em que eu estiver em SP para concretizar o negócio, para evitar de ter de voltar novamente no futuro?
    Obrigado.

    • Despachante.com Despachante.com 10 de Janeiro de 2018 em 16:50 - Responder

      Jean,
      O vendedor precisa preencher o recibo com seus dados e reconhecer firma e cartório. Após isso, você pode fazer o processo de transferência em sua cidade.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Juliano 8 de dezembro de 2017 em 15:45 - Responder

    Estou adquirindo um utilitário dando o meu veiculo de entrada mais certo valor em relação a documentação o que devo fazer antes de efetuar a transferência do valor para a loja

    • Despachante.com Despachante.com 11 de Janeiro de 2018 em 15:42 - Responder

      Juliano,
      Você precisa preencher o recibo de compra e venda com os dados da loja e reconhecer firma em cartório.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário