O Checklist de Como Comprar Carro Usado

Para quem tem o orçamento mais apertado ou pretende economizar sem abrir mão de comprar ou trocar de carro, os usados são ótima opção. Com valores mais acessíveis e comumente mais equipados do que um 0km, escolher esse tipo de veículo pode ser muito vantajoso.
Mas para que no lugar de um novo automóvel você não leve um problemão para casa, confira o checklist que preparamos para saber como comprar carro usado de forma segura, garantindo fechar um ótimo negócio.

O que checar antes de comprar carro usado

Saber como comprar um carro usado, tendo em mente todos os itens que precisam ser verificados antes de fechar negócio, é importante para não acabar comprando um veículo ilegal, adulterado ou com algum problema mecânico grave. Confira nosso checklist e esteja preparado para escolher o melhor carro pra você!

Documentação

Para ter certeza de que não está comprando um carro roubado ou adulterado, analise cuidadosamente a documentação do veículo. Verifique o número VIN e use o código RENAVAM para fazer pesquisas no DETRAN e no DER e descobrir se o carro tem alguma pendência aberta, como infrações de trânsito e IPVA e DPVAT vencidos.
Não deixe de conferir o número da placa e do chassi, certificando-se de que o registro do chassi no documento é o mesmo que consta nos vidros, carroceria e etiquetas coladas nas portas, caixa de roda dianteira e embaixo dos bancos.

Motor

O motor é o coração do carro e quando ele não está bem cuidado pode esconder vazamentos que comprometem a sua vida útil. Ao inspecionar o veículo que pretende comprar, verifique a área próxima às juntas dos cabeçotes, pois se houver óleo, provavelmente será necessário realizar algum tipo de reparo.
Oscilações, barulho acentuado e fumaça densa, branca ou azul-clara, são sinais de problemas no motor e devem ser analisados com cuidado. O nível e a viscosidade do óleo também devem ser observadas: óleo abaixo do nível e escurecido é sinal de que as revisões devidas não têm sido realizadas.

Pneus

Bons indicadores do desgaste do veículo, os pneus devem ser olhados com cuidado. Características como desgaste irregular significa que você terá despesas extras com pneus, alinhamento  e balanceamento.
Cheque sempre se há amassados nas rodas e a condição do estepe. Não deixe de conferir também se as revisões devidas foram feitas.

Interior do veículo

Às vezes preteridos nas vistorias para compra de carros usados, os itens no interior do veículo também precisam ser observados. Pedais de freio, aceleradores e embreagens devem ser inspecionados para analisar o desgaste que, quando visível, denuncia que o carro já rodou próximo aos 70 mil km.
Verifique ainda volante e câmbio, que também indicam o desgaste do veículo. E os estofados, que não devem ter furos ou rasgos.

Amortecedores e suspensão

Faça a análise visual desses itens e verifique se os amortecedores apresentam vazamentos ou instabilidade nas curvas. Dê atenção também à suspensão e veja se ela está fazendo algum tipo de ruído estranho que possa indicar problema.
Seguir nosso checklist é essencial para que você não caia em golpes como o da inversão do hodômetro e acabe levando para casa um grande problema, ao invés de um ótimo veículo usado.
Nosso conteúdo te ajudou a saber como comprar carro usado? Continue acompanhando nossas postagens com dicas automotivas e, precisando de serviços de despachante para o seu automóvel, fale com a gente!

2017-05-31T16:00:39+00:00 maio 31st, 2017|Carros Usados|0 Comentários

Deixar Um Comentário