Ranking — Carros mais Seguros do Brasil

A segurança é, sem dúvidas, um fator de grande importância na hora de decidir qual veículo comprar. Não há como ignorar a força e a resistência da estrutura, a presença ou ausência de airbags e até mesmo testar se o cinto de segurança parece adequado. Para facilitar esta escolha, trouxemos neste artigo um ranking dos carros mais seguros do Brasil e quais são os critérios de decisão. Confira!

O que define o ranking de carros mais seguros do Brasil?

Muitos aspectos do veículo influenciam em sua presença e posição no ranking de carros mais seguros, mas para ter maior assertividade e precisão, o CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) do Brasil atualizou em 2017 uma metodologia utilizada desde 2008, que envolvem estrelas (como o Ncap) para pontuar os carros.

Os principais pontos são cinco, e envolvem as características que oferecem mais segurança no trânsito:

Segurança ativa

Avalia equipamentos com o objetivo de evitar acidentes, como ABS, assistência de freio, controles de estabilidade e de tração, entre outros.

Segurança passiva

Itens que buscam amenizar ferimentos em casos de acidentes. Barras de proteção laterais, acessórios para retenção de crianças nos bancos traseiros e encosto de cabeça são alguns exemplos.

Assistência à condução

Aqui são aferidos os equipamentos como detectores de faixa, desembaçadores e limitadores de velocidade, que estão presentes para facilitar a condução do motorista.

Assistência à segurança

O CESVI julga importante os alertas ao motorista durante a condução. São alguns dos avaliados: alerta de airbag (ativação e desativação), detectores de fadiga e luzes no painel, por exemplo, de uso do cinto.

Proteção ao pedestre

O pedestre também é importante para que o veículo consiga um bom lugar no ranking. Equipamentos como capô ativo (dobradiças acionadas por impacto), barras de proteção dianteiras e até mesmo airbag para pedestres são avaliados.

Ranking de carros mais seguros do Brasil

Diante de todas as análises, o CESVI dá a cada veículo um índice numérico (que inclusive ajuda em caso de empate na quantidade de estrelas) e isso gera um ranking de posicionamento. O mais recente foi realizado com 460 versões de 69 veículos e 15 montadoras diferentes. As primeiras oito posições apontam o seguinte (foram consideradas as melhores versões de cada carro):

  • Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 1.4 Turbo 2017 — índice 27; 4 estrelas;
  • Ford Ecosport SE 1.5 2017 — índice 27; 4 estrelas;
  • Ford Focus hatch Titanium 2.0 AT 2017 — índice 28; 4 estrelas;
  • Ford Ranger XLS 2.2 Diesel 4×2 MT 2017 — índice 29; 4 estrelas;
  • Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI 2017 — índice 29; 4 estrelas;
  • Toyota Corolla XRS 2017 — índice 29; 4 estrelas;
  • Jeep Renegade Night Eagle 2017 — índice 30; 4 estrelas;
  • Jeep Compass Limited 2017 — índice 30; 4 estrelas.

Gostou de saber sobre os carros mais seguros do país? Confira mais artigos como este no blog do Despachante!

2018-11-13T15:40:39+00:00 setembro 28th, 2018|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário