Preço e inovação alteram o mercado automotivo brasileiro

Início » Preço e inovação alteram o mercado automotivo brasileiro

Preço e inovação alteram o mercado automotivo brasileiro

Com a modernização dos populares, o mercado automotivo vem sofrendo mudanças ano após ano. Novas tecnologias com baixo custo agregam, ainda mais, a competição entre as montadoras brasileiras. Uma das pioneiras a lançar um carro nacional, com uma boa relação custo e benefício foi a Hyundai, que vem conquistando espaço entre as queridinhas. Outra montadora que ganhou pontos nessa acirrada competição, com um modelo que caiu no gosto da população foi a GM, com o Onix. Com isso, Fiat e Volkswagen ficaram para trás em relação as vendas.

HB20, da Hyndai - Divulgação

HB20, da Hyndai – Divulgação


O crescimento da Hyundai, com o modelo HB20 foi tanto que, em agosto de 2012, a montadora nem aparecia no ranking de emplacamentos dos carros mais vendidos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e, hoje, a Hyundai ocupa a quinta colocação, ultrapassando a Ford. Quem também surpreendeu foi a GM, que de terceiro, passou para primeiro lugar na lista.
Muito dessas conquistas se devem ao poder que a tecnologia obteve na hora da decisão de compra por parte do consumidor, que se tornou mais exigente até mesmo em modelos mais básicos. As montadoras que levaram esse fator em consideração, analisando as tendências de mercado, cresceram mais. Em iniciativa mais ousada, a GM tirou de circulação, modelos como Corsa, Zafira e Meriva, modelos mais do que tradicionais, lançando, só em 2012, seis novos modelos.
Perdendo mercado pela falta de inovação, a Volkswagen está perto de lançar um modelo renovado da sua frota. Os mais esperados são o novo Santana e o compacto Up!, que promete balançar o mercado. Já a Fiat ainda está em fase de adaptação, buscando novas aspirações. A Ford também deve ter sua linha renovada até o ano que vem, para sair de uma de suas piores fases. A montadora rejuvenesceu o Novo Fiesta e começou a fabricá-lo no Brasil. Mesmo assim, a companhia pretende unir o tecnológico com o perfil do jovem, que valoriza a tecnologia.
Onix, da GM - Divuglação

Onix, da GM – Divuglação


A aceleração e crescimento de montadoras são inevitáveis já que os carros são uma das paixões nacionais. O cliente busca sempre um diferencial que pode estar no design, na tecnologia ou no poder da marca. O carro provoca reações no motorista que gosta de exibição na hora de apontar o novo modelo que comprou. Portanto, a cada novo carro comprado, maior é a expectativa por parte do cliente.

2013-09-03T08:00:35+00:00 setembro 3rd, 2013|Blog, Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário