Porque é importante fazer a manutenção preventiva do carro?

Início » Porque é importante fazer a manutenção preventiva do carro?

Porque é importante fazer a manutenção preventiva do carro?

O seu carro sofre desgastes no dia a dia, não é mesmo? E como garantir que não aconteça nenhum problema e que o automóvel não o deixe na mão? O principal segredo de quem evita os contratempos é justamente a prevenção. É aí que entra a importância da manutenção preventiva do carro – ainda mais para quem enfrenta diariamenteum trânsito como o de São Paulo.
Esse tipo de cuidado garante algumas vantagens aos motoristas prevenidos e à população em geral. Afinal de contas, o bom funcionamento do veículo é necessário para dar segurança e ajuda na preservação o meio ambiente.
Manutenção preventiva do carro
O programa de inspeção técnica veicular começou a ser estruturado já nos anos 1990 e é lei na cidade de São Paulo desde 2008.Esse programa de inspeção veicular é separado em duas partes:

  • Itens de segurança do automóvel – checagem de iluminação, freios eixos e suspensão;
  • Inspeção ambiental –controle no nível de emissão de gases pelo escapamento, bem como ruídos, com objetivo de melhorar as condições do ar que respiramos e de poluição sonora.

 
Em principio, a substituição de uma ou duas peças do carro pode parecer pouca coisa. Mas, no geral, ela é capaz de proteger todo o sistema do veículo, economiza dinheiro com possíveis quebras e consertos, e – o principal – reduz o risco de acidentes em até 30%, alcançando uma média de 12 mil acidentes fatais a menos no trânsito brasileiro.
Para evitar que seu carro tenha qualquer problema no momento da inspeçãoe corra o risco de cair na “malha fina”, é recomendado fazer uma pré-vistoria. O procedimento pode ser realizado em uma das muitas oficinas especializadas que poderão desempenhar essa função com total seriedade e segurança. Valeverificar itens como:

  • Água;
  • Óleo;
  • Carburador;
  • Velas;
  • Catalisador;
  • Filtro de ar.

Como as principais consequências da falta de manutenção preventiva do carro podem ser graves, a recomendação é nunca deixar de fazer o programa de inspeção ambiental e acompanhar o estado do seu carro.
Tem dúvidas sobre vistoria ou manutenção de veículos? Aguardamos sua contribuição nos comentários!

2013-08-01T01:30:50+00:00 agosto 1st, 2013|Carro|1 Comentário

Um Comentário

  1. Renato 1 de setembro de 2015 em 07:49 - Responder

    Deveríamos cuidar da manutenção do nosso carro mesmo que não houvesse a inspeção veicular dos DETRANs. Trata-se, afinal, da nossa PRÓPRIA segurança em jogo! Parabéns pelo post.

Deixar Um Comentário