Os Tipos de Motor de Carro e suas Características

Na hora de escolher um veículo, umas das principais considerações antes de fechar a compra é o tipo de motor de carro do modelo desejado. Acontece que a maioria das pessoas até sabe que existem diferenciações, mas não conseguem distinguir quais são elas e quais são as características de cada motor.
Por isso, neste artigo nós mostraremos os cinco tipos de motor automotivo disponíveis para carros comercializados no Brasil. Confira!

Considerações gerais sobre os tipos de motor de carro

Responsável por transformar combustível na energia que movimenta o automóvel, o motor é parte indispensável na constituição de um carro e pode ser configurado de algumas formas.
Essencialmente, em relação à sua concepção, os motores de carro podem ser divididos em quatro: motor vertical, motor em V, motor em W e motor Boxer, e essa classificação diz respeito ao posicionamento dos cilindros de motor.
No entanto, na hora da compra, a informação que mais importa é sobre o tamanho do motor, que é o que determina sua capacidade de receber combustível em seus cilindros e realizar a combustão que faz o carro se movimentar. Quanto maior o motor, mais potente ele será e, comumente, também mais caro.
Veja abaixo os cinco tamanhos de motores disponíveis em carros fabricados no país.

Motor 1.0

Os motores de 1000 cilindradas, ou 1.0, são os menos potentes, mas também aqueles que mais economizam combustível. Carros com esse tipo de motor são recomendados para quem deseja fazer economia e não se incomoda em ter um automóvel com menor potência.
Comumente encontrados nos carros populares e nas versões de entrada dos modelos fabricados pelas montadoras, os carros com motor 1.0 são ideais para se locomover nos centros urbanos.

Motor 1.4

O motor 1.4 alia economia e desempenho, permitindo, por exemplo, a utilização de ar-condicionado no veículo sem que sua potência seja comprometida, o que não é possível em um carro com motor de 1000 cilindradas.
Tipos de motor perfeito para quem deseja baixo consumo de combustível sem perder tanta potência.

Motor 1.6

Para quem quer um carro que ofereça agilidade nas ultrapassagens e proporcione melhor arranque e menos trocas de marcha, o motor de 1600 cilindradas é ótima opção.
Ele já esteve entre os tipos de motor preferidos pelos brasileiros, mas tem perdido espaço no mercado para os modelos com motor 1.4, pela economia de combustível e menor emissão de poluentes.

Motor 1.8

Equipando principalmente carros de médio porte e modelos esportivos, o motor 1.8 é ideal para motoristas que usam muito o carro para viagens de média e longa distâncias.
Veículos com motor de 1800 cilindradas não são recomendados para transitar constantemente no perímetro urbano.

Motor 2.0

Os mais potentes entre os carros são aqueles que têm motor de 2000 cilindradas, que apesar do alto consumo de combustível, garante uma melhor performance do veículo em ultrapassagens, inclusive em ladeiras.
Para quem deseja um carro ágil, com bom desempenho em alta velocidade, os modelos com motor 2.0 são ideias.
Agora que você já conhece os tipos de motor de carro e suas características, já sabe qual o mais adequado para suas necessidades? Quando escolher seu novo automóvel e precisar de serviços de licenciamento, emplacamento e transferência, fale com a gente! Somos um despachante especialista em serviços para veículos.

2017-06-23T16:00:05+00:00 junho 23rd, 2017|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário