O que gasta mais combustível: ar condicionado ligado ou janela aberta?

Início » O que gasta mais combustível: ar condicionado ligado ou janela aberta?

O que gasta mais combustível: ar condicionado ligado ou janela aberta?

Com o calor escaldante é comum viajar utilizando o ar condicionado ou com as janelas do carro abertas. Mas com o preço do combustível em alta e prometendo aumentar ainda mais, fica a dúvida, o que aumenta o consumo do combustível: ar condicionado ligado ou janela aberta?
Sim! A janela aberta também ajuda a aumentar o consumo de combustível, afinal, quando um veículo trafega de janela aberta, o ar entra causando uma resistência como uma espécie de paraquedas, com força capaz de influenciar até na velocidade do carro. Aquele barulho que ouvimos é o ar “batendo” no interior do veículo e criando a resistência.
A Society of Automotive Engineers (SAE) realizou uma pesquisa com dois veículos de portes diferentes: um SUV (veículo utilitário esportivo, em inglês) e um sedã grande, utilizando o deslocamento de ar frontal e lateral, para simular o vento cruzado. Nos dois casos ficou comprovado que a condução com as janelas abertas aumentava o consumo de combustível (20% para o sedã e 8%para o SUV) mais que a condução com o ar condicionado ligado.
Outra pesquisa, da Consumer Reports, descobriu que o aumento de consumo, quando com o ar condicionado ligado, se traduz em menos de 3 Km em cada 100 Km rodado. Porém, é importante salientar que o ar condicionado interfere em até 20% na potência do motor. Portanto, caso precise de potência em uma ultrapassagem e você tenha um carro com baixa cilindrada, é importante desligar o ar.
Em apenas um caso é mais vantajoso trafegar com a janela aberta e o ar condicionado desligado, por mais paradoxal que seja: quando se está em baixa velocidade ou parado. Isso porque a resistência do ar é menor e, consequentemente, pouco influencia no rendimento do automóvel. Sabemos que os leitores irão reclamar que é justamente nessa hora, quando se está calor, que o ar condicionado é bem vindo… mas aí caímos naquele velho dilema: preço em troca de conforto!
Portanto, se for pegar a estrada prefira viajar com o ar condicionado ligado e as janelas fechadas. Se não for viajar e for passar as férias na cidade, onde a velocidade é menor, prefira abrir as janelas e desligar o aparelho do carro.
Confira também post sobre CDC, consórcio ou leasing: veja qual se adequa melhor a sua necessidade

Redação Despachante.com

2013-01-23T16:43:43+00:00 Janeiro 23rd, 2013|Carro|7 Comentários

7 Comentários

  1. Francisco Ivandir Alexandre 19 de setembro de 2014 em 21:48 - Responder

    Obrigado pelas informações.Não sabia,agora vou ficar por dentro do assunto.

  2. José antonio da silva 13 de Janeiro de 2015 em 11:28 - Responder

    O ar condicionado em velocidade mínima consome menos combustível?

    • Equipe Despachante.com 13 de Janeiro de 2015 em 17:00 - Responder

      Não, consome igualmente.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. nonato lisboa 25 de Fevereiro de 2015 em 18:57 - Responder

    Tenho uma Mercedez C 180 2.0 gostaria de saber se o consumo de combustível e igual com o ar condicionado ligado e desligado

    • Equipe Despachante.com 26 de Fevereiro de 2015 em 09:36 - Responder

      Sim, é igual.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Tyago Ataide 7 de Abril de 2015 em 15:45 - Responder

    É certo que carros com motores 1.0 são mais econômicos rodando em baixas velocidades pela cidade com a janela aberta. Minha dúvida é se em carros com motores 1.6 essas condições são as mesmas ou, por ter um motor mais potente, essa escolha de andar com ar ou sem ar não interfere no consumo do carro.

    • Equipe Despachante.com 7 de Abril de 2015 em 16:38 - Responder

      As condições são as mesmas.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário