Descubra Para Que Servem os Airbags dos Carros e os Freios ABS

De acordo com as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, desde 2014 todos os veículos precisam vir com airbags e ABS de fábrica, em todas as versões. Estes itens são realmente muito importantes para a segurança do motorista e dos passageiros do automóvel. Você sabe para que servem os airbags dos carros e os freios ABS? Não? O Despachante.com te explicará neste artigo! Confira.

Para que servem os airbags dos carros, afinal?

Os airbags são itens quase caricatos hoje, pois sempre foram representados como um símbolo da máxima segurança em caso de acidentes. Mas, afinal, para que servem os airbags dos carros? Realmente funcionam?

Sim. Eles funcionam e são um dos itens do equipamento para veículos mais efetivos para evitar maiores lesões em casos de acidentes em alta velocidade. Por meio de um sistema com espuma e outros materiais de amortecimento, os airbags amortecem o choque entre as partes do veículo e os ocupantes dentro do carro.

O sistema só é realmente acionado em caso de colisão. No ato da batida, os sensores de velocidade são ativados e acionam um ignitor de gás nitrogênio, que infla a bolsa. Com a pressão exercida, as pequenas portas abrem. Vale apontar que o airbag começa a se desinflar antes de o corpo do passageiro ir de encontro à bolsa, pois se isso ocorresse com ela inflada, o impacto seria ainda pior.

Entretanto, embora seja um bom item de segurança, a lei brasileira só obriga, de fato, que haja o conjunto de airbags frontais para o motorista e passageiro. Existem opções com mais airbags, mas costumam ser caras, pois a grande quantidade é considerada puramente luxo e só está presente nos carros mais seguros.

Como funcionam os freios ABS?

Todo veículo produzido hoje precisa ter um sistema que evita o travamento das rodas no ato de uma freada brusca, para impedir derrapagens. A ele é dado o nome de ABS — Antilock Braking System. Normalmente é indicado com uma luz amarela que mostra as iniciais da sigla no painel do carro.

Os sensores dos freios ABS monitoram a rotação de todas as rodas durante o tempo de condução para estar pronto em um momento de ação imediata. Caso seja percebido qualquer sinal de freada brusca, o sistema reduz a pressão da frenagem e garante que a roda não trave totalmente de maneira repentina, e sim aos poucos.

O carro pode e deve trepidar caso o ABS seja acionado, pois é sinal de que a pressão da frenagem está sendo regulada pelo sistema. Vale lembrar também que cabe ao condutor a missão de não soltar o pé do freio após um acionamento com mais força, pois isso poderá danificar o ABS.

Existem dois tipos de ABS: os que atuam em duas rodas, e os que atuam nas quatro. Isso é especificado no manual do veículo, bem como as regras de utilização e condução recomendadas pelo fabricante em relação ao sistema.

Gostou de saber para que servem os airbags dos carros e entender mais sobre os freios ABS? Aqui no blog do Despachante.com você encontra muito mais conteúdos como esse. Confira também quais são as características dos carros que oferecem mais segurança no trânsito!

2018-11-13T18:32:07+00:00 dezembro 18th, 2013|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário