Freios ABS e airbags, para que servem?

Início » Freios ABS e airbags, para que servem?

Freios ABS e airbags, para que servem?

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, determinou, na última terça-feira (17), que todos os veículos novos deverão, obrigatoriamente, ter instalado airbag e freios ABS, a partir de 2014, de acordo com as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
Agora, você sabe para que servem estes itens? O Despachante.com te explica. Veja:
Frios ABS
Geralmente, o sistema ABS do veículo é utilizado em situações emergenciais, quando o motorista precisou colocar o pé no freio do carro. Quando o veículo não possui esse sistema, ao sofrer uma colisão, você perceberá que o carro se arrastará no sentido em que um objeto estiver parado, independente de quantas vezes você vire a direção. É como que se o volante não funcionasse.
Se você passar por essa situação, mas o veículo ter freios ABS, sigla em inglês para o termo Antilok Brake System, as rodas não travarão e, mesmo se você frear, provavelmente terá chances de desviar do objeto que irá bater esterçando o volante para um dos lados.
Ainda assim, existem dois tipos de ABS: a simples, com dois canais, que atuam nas rodas dianteiras e o completo, que atua nas quatro rodas.
Airbag
Tão importante quanto o freio ABS, o airbag do veículo amortece o choque entre as partes do veículo e os ocupantes que estão dento do carro. Segundo a lei brasileira, a nova exigência é para airbags frontais, ou seja, uma bolsa de proteção do motorista e outra para o quem estiver no banco do carona.
O estouro do airbag em caso de colisão é de alta tecnologia, pois o disparo da bolsa deve acontecer no ato da batida do veículo. Vale frisar que este acionamento só ocorre quando há graves acidentes onde há o conjunto de sensores.
É importante que todo usuário de veículo que possui freios ABS, leia o manual e siga as instruções de regras de condução especificadas pelo fabricante, como, por exemplo, o uso do cinto afivelado, manter o troco 20 centímetros de distância do volante, não apoiar os pés no painel do porta-luvas, entre outros.
Esses equipamentos também exigem manutenção preventiva e reparos. Veja no painel do seu veículo, se há alguma indicação de troca do airbag e faça a revisão das pastilhas de freio, discos e substituição do óleo.

Posições corretas para dirigir/Arte: Auto Esporte

Posições corretas para dirigir/Arte: Auto Esporte

2013-12-18T10:54:25+00:00 dezembro 18th, 2013|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário