Entenda de Onde Vem a Paixão por Carros

Um dos bens de consumo mais desejados na nossa sociedade, os automóveis são, para muitos, mais do que um simples meio de transporte. Extremamente relacionada ao desejo por velocidade, poder e liberdade, a paixão por carros é desde muito cedo incentivada em nós, que crescemos nutrindo esse grande interesse pelo mundo das quatro rodas.  
Se você é um dos milhões de aficionados por carros, ou apenas um curioso sobre as origens dessa paixão, vai gostar deste post que preparamos com informações e curiosidades muito interessantes sobre o assunto. Confira!   

Uma paixão alimentada desde criança

Carrinhos são, quase sempre, um dos primeiro brinquedo a que temos acesso quando criança e durante toda a vida a exposição aos encantos do universo automobilístico é intensa.
Ainda antes de aprender a andar, somos colocados pelos nossos pais à frente do volante, para “brincar de dirigir”. E não são poucos os relatos sobre crianças que só se acalmam ou dormem no “ninar” de um automóvel em movimento.  
Para os pequenos, os carros são apresentados como um bem de capacidades fantásticas. Sua mecânica interessante, capaz de movê-los com grande velocidade, e a ideia de autonomia que sua posse transmite encantam desde cedo e despertam o desejo de tê-lo bem antes de termos permissão para guiá-lo.
Pergunte para os adolescentes que você conhece: uma das grandes ansiedades pela chegada à maioridade é conseguir sua carteira de motorista e estar, enfim, liberado para dirigir. E por toda a vida, possuir um carro é sempre um dos nossos maiores sonhos de consumo, a conquista de um símbolos de que “vencemos na vida”.

Freud pode explicar

Para aqueles que não curtem automóveis e torcem o nariz para a paixão por carros, achando que é só um hobby desimportante, é preciso reforçar que existe, sim, uma razão científica para explicar todo esse amor!
Há profissionais que se dedicam ao estudo do comportamento humano no trânsito e que podem apontar, com suas pesquisas, que a nossa forte ligação com o universo das quatro rodas tem a ver com questões psicológicas, como o processo de identificação.  
A atribuição de características como potente, veloz e livre, extremamente valorizadas pelo ser humano, aos carros, nos faz criar identificação e até projetarmos nossa própria personalidade nos automóveis, o que pode ser uma das explicações para a paixão por carros que tantos de nós desenvolvemos.
E então, você também é um aficionado pelo mundo das quatro rodas? Acredita que a paixão por carros possa ter uma explicação psicológica? Se lembra de alguma história de infância que nutriu seu interesse pelo universo automobilístico? Deixe seu comentário e, precisando de serviços de despachante especializado para o seu veículo, fale com a gente!

2017-06-13T16:00:12+00:00 junho 13th, 2017|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário