Entenda Como é Criado o Design de Carros

Início » Entenda Como é Criado o Design de Carros

Entenda Como é Criado o Design de Carros

“A primeira impressão é a que fica”, já diziam. Entre todos os aspectos que compõe um veículo e atraem a atenção dos entusiastas à primeira vista, as formas e o desenho ganham destaque. Mas, afinal, qual é o processo para atingir o resultado visto no design de carros?

Diferentemente de outros produtos, os carros exigem preocupações extremas com segurança, conforto e aerodinâmica, por exemplo, e isso deve ser refletido no trabalho de design.

Design de carros: da caneta ao motor

Ao contrário do que parece, o design de carros começa da maneira mais simples possível: uma folha de papel, caneta e várias ideias. Existem, no entanto, alguns passos essenciais para que nada dê errado.

1. Direcionamento da montadora

Antes de qualquer tentativa, a equipe de design recebe um direcionamento da empresa. Ele é planejado com base em testes feitos com o público-alvo, principalmente para entender a aceitação de um ou outro design. A ideia é seguir as tendências do mercado. Para testar a familiaridade do público com o direcionamento, são utilizados até mesmo eletrodomésticos que sigam a mesma linha de desenho.

2. Ideias no papel

Após a decisão da montadora sobre quais serão as inovações e por onde deve ser iniciada a criação, os designers entendem a essência do que será criado e passam aos rascunhos iniciais, os famosos “sketches”, que podem ser feitos no papel ou no computador.

Eles serão aperfeiçoados ao longo de vários dias e meses, até atingirem um resultado que esteja perto do aceitável (mas ainda distante da ideia final) pela equipe.

Os designers devem ter uma noção geral, ainda que o desenho seja em duas dimensões, de como será o carro. Tudo para que não haja nada extremamente fora da possibilidade de construção. Isso é feito para as partes externa e também a interna, com foco em acessórios que valorizem a estética.

3. Escultura no clay (argila)

Quando os artistas chegam a um consenso (ainda que seja entre três ou quatro modelos), a próxima etapa é esculpir, detalhe a detalhe, uma miniatura do modelo em argila. A grande base do desenho é feita por máquinas, mas as partes menores são artesanais.

Essa parte do design é importantíssima, pois é durante este estudo em três dimensões que os pontos impraticáveis surgirão, já que às vezes não são perceptíveis nos desenhos. Os engenheiros acompanham tudo de perto e são eles que avaliam se o projeto é viável tecnicamente.

4. Protótipo virtual

Com cores, texturas e outros pontos alinhados, todo o projeto passa para uma equipe que realiza o protótipo virtual do design. É o objeto virtual que será o ponto principal para a aprovação final. O objetivo é reduzir ao máximo o tempo de desenvolvimento e já pensar em baixos custos de construção.

Gostou de saber mais sobre o design de carros? Aproveite e confira as características marcantes dos carros brasileiros!

2018-05-08T21:11:49+00:00 Maio 8th, 2018|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário