É Novo de Carta? Entenda Como Acionar o Seguro do Carro

Aprender a dirigir é um ato libertador, mas traz consigo uma série de novas responsabilidades e também inseguranças. Porém, não se preocupe, é bastante comum lidar com hesitações quando estamos no início de uma jornada. Hoje o Despachante vai te ensinar como acionar o seguro do carro da maneira correta.

Para muitas pessoas este pode parecer um ato simples e banal, mas para quem nunca teve de lidar com esse tipo de situação pode ser difícil entender o que deve ser feito e, principalmente, em quais situações.

Afinal, como acionar o seguro do carro?

A resposta é: depende da razão pela qual você precisa fazer isso. Para entender como acionar o seguro do carro é preciso, primeiro, analisar seus motivos. Saiba que, em determinados casos, não é necessário acionar o seguro. Foi roubado? Furtado? Se envolveu em algum acidente? Esse acidente foi causado por você ou por terceiros?

Sempre que houver uma colisão, furto ou assalto, o primeiro passo é notificar as autoridades, ou seja, fazer um boletim de ocorrência. Só depois disso é que você poderá acionar o seguro do carro.

Faça o aviso de sinistro o mais rápido possível, dessa forma o processo junto à seguradora pode começar a correr. Vale lembrar que existe um prazo para a empresa analisar o seu caso e notificar o veredito final, e é de 30 dias. Ou seja, quanto mais rápido você acionar o sinistro, mais rápido pode ter seu veículo de volta ou arrumado.

Quando não acionar o sinistro?

Agora que você já sabe como acionar o seguro do carro, é preciso compreender também em que momentos esse tipo de ação não é necessária. Quando ocorrem pequenos danos, por exemplo, não valerá a pena acioná-lo devido ao valor na franquia.

A franquia é o valor que foi contratado por você para a seguradora. Isso significa que, se sua franquia é de R$500,00 e o valor o orçamento do conserto ficou em R$1000,00, o seguro arcará somente com metade do valor.

Vale lembrar que, quanto maior for o valor a ser coberto por você, menor é o preço do seguro em si. O plano ideal para você dependerá do seu perfil e também da frequência em que você utiliza seu automóvel.

Quer mais dicas sobre carros e o universo automotivo? Continue acompanhando o blog do Despachante!

2018-12-11T15:45:37+00:00 agosto 29th, 2018|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário