CONTRAN muda e extintores de incêndio não são mais obrigatórios

Próximo de a regra entrar em vigor, o Conselho Nacional de Trânsito determinou, de uma vez por todas, que o uso de extintores de incêndio ABC em automóveis, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechada, não serão mais obrigatórios e sim, opcionais.
extintor-automotivo-abc
De acordo com o Órgão, a justificativa da decisão foi tomada a partir das tecnologias atuais que os veículos de hoje possuem contra incêndios. Outra preocupação era com o manuseio do equipamento, que, em casos de mau uso, o estrago poderia ser ainda maior. Dentre as novas tecnologias, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras, permitem que o fogo não se alastre pelo veículo.
A resolução ainda não foi publicada, mas o DENATRAN informou que nos próximos dias, fará a divulgação de seu relatório.
Multa
O motorista que trafega com veículos de espécie caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, o uso do extintor ABC permanece obrigatório. Vale lembrar que transitar com o extintor vencido ou inadequado é multado com infração grave (5 pontos) e R$127,69.
Acidentes
O principal motivo da não obrigatoriedade é que, acordo com o CONTRAN, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) informou que, em 2 milhões de sinistros ocorridos no Brasil e cobertos por seguros, apenas 800 tiveram incêndio como sua causa principal. E, desse total, 24 apenas utilizaram o extintor, correspondendo a 3%.

2015-09-18T11:46:13+00:00 setembro 18th, 2015|Carro|2 Comentários

2 Comentários

  1. Cristina 15 de março de 2016 em 18:01 - Responder

    Oooi,
    que artigo lindo de morrer!
    Eu sei o quão difícil é ter um blog!
    Tenho feito posts sobre Descomplica no meu blog Mais Educativo
    Beijos!

  2. Amanda 15 de março de 2016 em 18:17 - Responder

    Boa tarde
    Adorei site.
    Beijos!
    http://www.scite.pro.br descomplica

Deixar Um Comentário