Conheça a História do Primeiro Carro do Mundo

Início » Conheça a História do Primeiro Carro do Mundo

Conheça a História do Primeiro Carro do Mundo

Para nós, que vivemos cercados por uma grande frota de automóveis, é difícil imaginar como as pessoas se locomoviam até a invenção do primeiro carro do mundo. Afinal, eles são os eleitos por uma grande parcela da população como meio de transporte.
Essa máquina, que alterou a forma de produção industrial e mudou o modo como nos relacionamos com os veículos de transporte, começou a ser idealizada no século 15, quando Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. No entanto, para chegar ao que conhecemos hoje, foi preciso muita paciência e estudos.
Se você não conhece a história de um dos maiores sonhos de consumo da nossa sociedade, confira neste artigo curiosidades e informações sobre a invenção e a popularização do carro

Produção do primeiro carro do mundo

Há algumas controvérsias sobre a data de invenção do primeiro carro. No entanto, registros mostram que em janeiro de 1886 o engenheiro alemão Karl Friedrich Michael Benz registrou a patente DRP 37435 e em junho do mesmo ano apresentou o Benz Patent-Motorwagen, primeiro automóvel movido a gasolina do mundo.
Com três pneus do tamanho das rodas de uma bicicleta, chassi feito de madeira, apenas um banco e volante que era, na verdade, uma manivela, o carro inventado por Benz já tinha motor de quatro tempos, como os de hoje, mas apenas um cavalo de potência e só chegava a 16 km/h.  Relatos históricos dão conta de que o modelo Motorwagen colidiu com um post algum tempo depois de sua fabricação.
Seu inventor se uniu a outra importante figura na história da evolução dos automóveis, o também engenheiro alemão Gottlieb Daimler, e fundou a Daimler-Benz, dando origem a uma das mais famosas marcas de carros do mundo, a Mercedes-Benz.  

Henry Ford e a popularização dos carros

Apesar de ter sido o primeiro modelo apresentado ao mundo, o carro de Benz não foi o responsável pela popularização dos automóveis. O dono da façanha foi Henry Ford,  industrial norte-americano que desenvolveu métodos para produzir carros padronizados em massa e a preços acessíveis.
Em 1903, Ford fundou sua fábrica automobilística, a Ford Motor Company. Em 1908, lançou o revolucionário Ford T, primeiro modelo com volante do lado esquerdo e motor e câmbio fechados no capô, o que dava mais segurança ao motorista. Cinco anos depois, em 1913, instituiu o modelo de linha de produção, que resultou no barateamento e popularização dos automóveis em todo o mundo.
Gostou de conhecer a história do primeiro carro do mundo? Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Aproveite e siga a página do Despachante.com no Facebook para não perder nenhuma novidade.

2017-07-21T17:00:05+00:00 julho 21st, 2017|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário