Conheça a História do Primeiro Automóvel do Mundo

Hoje, já estamos acostumados com inúmeros carros circulando pela cidade a todo tempo, e os veículos já são parte do cenário da cidade. Entretanto, isso nem sempre foi assim, afinal o primeiro automóvel demorou para aparecer e, desde então, foram muitos anos para que os veículos pudessem ser produzidos em adquiridos em massa.

Quer saber mais sobre o primeiro carro do mundo? Confira o artigo que preparamos e descubra detalhes sobre essa curiosa etapa da história!

Afinal, de onde veio o primeiro automóvel?

Essa máquina, que alterou a forma de produção industrial e mudou o modo como nos relacionamos com os veículos de transporte, começou a ser idealizada no século 15, quando Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. Porém, aquilo ainda estava muito longe do que viria a ser o projeto do primeiro automóvel que a humanidade conheceria.Para chegar ao que conhecemos hoje foram necessários muitos anos de estudo, tentativas e, lógico, paciência. 

Há algumas controvérsias sobre a data de invenção do primeiro carro. No entanto, registros mostram que em janeiro de 1886 o engenheiro alemão Karl Friedrich Michael Benz registrou a patente DRP 37435 e em junho do mesmo ano apresentou o Benz Patent-Motorwagen, primeiro automóvel movido a gasolina do mundo.

Com três pneus do tamanho das rodas de uma bicicleta, chassi feito de madeira, apenas um banco e um volante que era, na verdade, uma manivela, o veículo inventado por Benz já tinha motor de quatro tempos, como os de hoje, mas apenas um cavalo de potência e velocidade máxima de 16 km/h.

Relatos históricos dão conta de que o modelo Motorwagen colidiu com um poste algum tempo depois de sua fabricação. Após o acontecido, seu inventor se uniu a outra importante figura na história da evolução dos automóveis, o também engenheiro alemão Gottlieb Daimler, e fundou a Daimler-Benz, dando origem a uma das mais famosas marcas de carros do mundo, a Mercedes-Benz.  

Henry Ford e a popularização dos carros

Apesar de ter sido o primeiro automóvel apresentado ao mundo, o carro de Benz não foi o responsável pela popularização dos carros. O dono da façanha foi Henry Ford, industrial norte-americano que desenvolveu métodos para produzir veículos padronizados em massa e a preços acessíveis.

Em 1903, Ford fundou sua fábrica automobilística, a Ford Motor Company. Em 1908, lançou o revolucionário Ford T, primeiro modelo com volante do lado esquerdo e motor e câmbio fechados no capô. A evolução do “design” dava mais segurança ao motorista e garantia mais proteção contra impactos. Cinco anos depois, em 1913, instituiu o modelo de linha de produção, que resultou no barateamento e popularização dos automóveis em todo o mundo.

O modelo de linha de produção criado por Ford, inclusive, deu nome a um conceito que é utilizado até hoje em alguns segmentos e tornou-se um dos modos mais populares de estruturar um chão de fábrica: o fordismo.

Gostou de conhecer a história do primeiro carro do mundo? Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Aproveite e veja mais artigos como esse aqui no blog do Despachante.com!

2018-11-09T13:12:21+00:00 julho 21st, 2017|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário