Como Adaptar seu Veículo para Transportar Deficientes

Nos dias de hoje, a acessibilidade não é mais um bônus ou algo que deveríamos comemorar e enxergar como um diferencial, mas sim uma obrigação. Acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance nas vias públicas, transportes públicos, equipamentos, edificações, entre outros. A ideia de transportar deficientes é parte primordial da chance de acesso de pessoas em condições especiais.

O que significa adaptar um veículo para transportar deficientes?

Adaptar um veículo para transportar deficientes significa utilizar componentes tecnológicos para garantir a acessibilidade dessas pessoas. Quem é portador de necessidades especiais ou tem problemas de locomoção precisa de alguns auxílios diferentes no cotidiano, e é exatamente aí que entram as adaptações veiculares.

Hoje, a Constituição Federal garante que o governo vai disponibilizar veículos de transporte público que garantam o acesso adequado aos portadores de deficiência, mas não diz nada sobre carros de transporte privados, por exemplo. Isso torna ainda mais urgente a necessidade de expansão da adaptação desse veículos.

Tipos de adaptação

Existem vários tipos diferentes de adaptações para tornar possível o transporte de deficientes. É preciso analisar as condições do veículo em questão para saber o que pode ser feito. Quando o assunto são pessoas que utilizam cadeiras de roda, temos:

  • bancos móveis, que proporcionam o uso tanto como passageiro, quanto da própria cadeira de rodas. Há a instalação de giros para a entrada da cadeira;
  • banco rotativo, utilizado para facilitar o desembarque do usuário com cadeira de rodas;
  • banco orbital, que conta com deslocamento vertical e aproxima-se do solo, tornando a entrada e saída do carro mais tranquila, fácil e confortável;
  • banco motorizado, que possibilita um giro de 90° no sentido da porta de entrada do veículo, além do deslocamento externo na vertical.

A possibilidade de instalação de melhorias como essas em veículos abre novos horizontes para os portadores de deficiência, trazendo autonomia, segurança, independência e, consequentemente, maior qualidade de vida para seus usuários.

Lembre-se que o blog do Despachante conta sempre com as melhores novidades do setor para aqueles que desejam manter-se sempre atualizados. Confira e descubra!

2019-02-06T13:50:41+00:00 março 15th, 2019|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário