As Características dos Carros que Oferecem Mais Segurança no Trânsito

Não basta adquirir um modelo de veículo com design moderno ou potência se o mesmo não possuir elementos básicos que garantirão a segurança no trânsito. Por isso listamos o modelo eleito como mais seguro em 2017 e algumas das características do carro.

O modelo que mais garante segurança no trânsito

Uma pesquisa realizada pelo Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) em 2017 analisou todos os modelos comercializados no Brasil a fim de eleger o carro mais seguro do mercado.

O ganhador do título foi o Cruze Sport6 1.4 LTZ. Entre as características do carro estão itens de segurança como airbags e sidebags, cinto de três pontos, isofix e outros. Confira um pouco sobre esses acessórios:

Airbags

Os airbags frontais já são obrigatórios em todos os modelos lançados a partir de 2014 e serão indispensáveis até 2020 em qualquer veículo, segundo a Lei nº 11.910 do Código de Trânsito Brasileiro. Porém, airbags na frente do carro apenas ajudam em caso de batidas nessa direção. Para aumentar a proteção do motorista e passageiros é interessante procurar por automóveis que possuam sidebags para o motorista e também nos bancos de trás.

Freio ABS

Outra obrigatoriedade imposta pela lei e que ainda não é seguida em todos os modelos. Na hora de comprar um carro usado atente-se para o modelo de freio utilizado. Os veículos mais antigos podem utilizar freio a disco. A grande diferença entre os dois modelos está no bombeamento das pastilhas. Basicamente, o sistema de disco provoca um travamento seco e as rodas derrapam pelo movimento de inércia. Isso pode acarretar acidentes em pistas molhadas. Já o sistema ABS promove maior segurança no trânsito ao ter um travamento decrescente e suave.

Cinto de três pontos

Com obrigatoriedade aprovada pelo DENATRAN, todos os veículos novos produzidos a partir de 2018 devem ter essa funcionalidade. Porém, ainda é possível encontrar carros no mercado sem essa característica. O ideal é que todos os bancos possuam um cinto de três pontos, inclusive o banco do meio na parte de trás do automóvel.
Esse formato de cinto possui um ponto de fixação a mais do que o original e por isso impede a projeção frontal da vítima em caso de acidentes bruscos.

Isofix

Apesar de ser obrigatório, ainda está em período de transição. Esse sistema é projetado para fixar cadeirinhas de crianças nos carros. De instalação fácil, diminui a chance de erro humano e traz praticidade para os pais.

Tração dianteira

Para os carros utilizados em circuito urbano, a tração dianteira é a opção mais segura. A potência do veículo se concentra nas rodas da frente e isso garante melhor dirigibilidade e menos chances de sobresterço, uma derrapagem em curvas que pode até tombar o carro.

Fique sempre atento e seguro no trânsito com uma manutenção periódica. Aproveite e confira mais dicas no blog do Despachante!

2018-05-24T19:01:56+00:00 maio 11th, 2018|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário