Aplicativo do Detran Permite Transferir Pontos de Multas Pelo Celular

O aplicativo do Detran está disponível para iOS e Android há algum tempo, mas foi apenas neste ano que a novidade que todos estavam esperando chegou ao mobile app: a possibilidade de transferir pontos da CNH.

Isso significa que, caso você tenha emprestado seu veículo para alguém que acabou levando uma multa, não precisa passar por todo o processo burocrático de transferência de pontos. Desde 2016 é possível realizar o procedimento pelo site do departamento, mas agora ficou ainda mais fácil e rápido. Por enquanto, só é possível realizar o processo para veículos da cidade de São Paulo.

Como transferir pontos usando o app do Detran

A ideia central de possibilitar ao condutor transferir pontos pelo aplicativo do Detran é tornar esse processo menos burocrático. Ao tirar a Carteira Nacional de Habilitação, o órgão já tem todas as suas informações em seu cadastro, então não existe uma razão para tornar um procedimento simples tão complexo.

Para usar, basta realizar um cadastro online no site do Detran e fazer o download do aplicativo. Dentro do app você deve selecionar o tópico “Indicação de condutor” e escolher a infração que foi cometida, confirmando todos os dados apresentados para evitar problemas de autenticação no futuro. Feito isso, o aplicativo pedirá para o usuário tirar uma selfie para se identificar e assinar a transferência dentro do próprio app, confirmando-a.

O procedimento é simples, rápido e raramente apresenta algum problema operacional. Existem outras maneiras de consultar ou transferir pontos, como presencialmente, via correio ou pela internet, como já foi citado. Porém, usar o aplicativo é, com certeza, a melhor opção.

Diminuição do tempo de análise

Mais uma boa notícia para os condutores: quem utilizar o aplicativo para realizar a transferência de pontos entre CNHs terá o tempo de análise diminuído para até 30 dias ao invés dos três meses dos processos realizados por outros meios.

Como a quantidade de documentos solicitados é bem menor, quase não existem pedidos indeferidos. O usuário ainda pode acompanhar o status de sua solicitação em tempo real, o que facilita ainda mais tudo o que envolve a solicitação.

Gostou dessa dica? O blog do Despachante conta com os melhores conteúdos para ajudar você quando o assunto é sua CNH ou seu carro! Acompanhe e fique sempre por dentro de todas as novidades.

 

2018-12-11T17:18:51+00:00 julho 19th, 2018|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário