Airbags e freios ABS viram itens obrigatórios em 2014

Início » Airbags e freios ABS viram itens obrigatórios em 2014

Airbags e freios ABS viram itens obrigatórios em 2014

Esses itens de segurança serão obrigatórios para todos os veículos nacionais populares

Começa a valer, a partir de 1º de janeiro de 2014, a resolução 311/2009 que obriga as montadoras brasileiras a produzirem todos os seus veículos com airbags duplo e freios ABS como itens obrigatórios de série. A medida foi estipulada pelo CONATRAN (Conselho Nacional de Trânsito) com o objetivo de trazer mais segurança aos motoristas e passageiros que andam com qualquer veículo.

Airbags obrigatórios

Airbags obrigatórios/Google


Desde 2009 que essa discussão veio à tona e, em 2010, algumas montadoras começaram a se adequar com a norma, mas somente em alguns modelos. Para o começo do ano que vem, o kit de segurança completo, que compõe itens como airbags, cintos de segurança retráteis, encosto de cabeça ajustáveis para todos os componentes dos veículos, entre outros, farão parte de 100% da frota produzida em território nacional.
Essa medida é um avanço para o mercado automobilístico do Brasil, que ainda não contava com esse sistema de proteção de carros em modelos mais básicos, diferentemente de outros países. Além de garantir mais segurança aos usuários, esses itens melhoram e elevam o padrão dos veículos nacionais, que passam a ser mais valorizados.
Ao longo dos anos que o mercado brasileiro vem em constante crescimento no mercado de automóveis e itens opcionais passam a ser de série. Com isso, o cliente deixa de gastar mais com esses componentes para colocarem mais acessórios opcionais no carro na hora que as concessionárias realizam a venda. Quem saiu ganhando com essa iniciativa do CONATRAN foram os motoristas que compram modelos mais simples de veículos.

2013-08-28T08:00:40+00:00 agosto 28th, 2013|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário