Ações individuais podem melhorar o trânsito em grandes cidades

Trânsito em São Paulo
São Paulo é uma região que conta com uma frota de mais de seis milhões de veículos em movimento diariamente. Como consequência disso, trânsito intenso, falta de planejamento estratégico urbano acarretam cada vez mais problemas no convívio das pessoas, como falta de infraestrutura, violência, poluição, entre outros.
Agora, além da falta de políticas públicas, será que as pessoas também não poderiam contribuir, fazendo cada um, a sua parte? De acordo com estudos da Escola Politécnica da UFRJ, sim. Por exemplo, se você oferecer carona até certo ponto para um vizinho ou colega de trabalho, está ajudando muito na melhoria da mobilidade urbana. Se uma pessoa compartilha o carro com mais três que trabalham ou moram perto, haveria redução de 75% na frota de carros nas ruas. Outra alternativa, ainda de acordo com o estudo, é sair de casa mais cedo, meia hora, mais ou menos. Em um trajeto longo, ao sair mais cedo, você não corre risco de ficar horas parada no trânsito, conseguindo economizar tempo, fugindo do horário de pico.
A mudança também começa na atitude do motorista, pedestre, de quem está à frente do transporte público e população em geral. Por pior que seja, a alterativa do transporte público também deve ser considerada para aqueles que moram ou trabalham perto de estações de trem, metrô ou ônibus. Não é ideal, mas é importante fazer o uso racional de seu automóvel.

Que tal oferecer carona?

Que tal oferecer carona?


Ainda de acordo com o estudo, concentrar atividades como academia, médicos, bares, cursos, entre outros, no caminho de casa ou do trabalho também ajudam e evitam deslocamentos desnecessários. Ir a pé ou de bicicleta, em trajetos curtos e rápidos, além de fazer bem ao corpo e mente, são ótimas opções de mobilidade urbana. Hoje dia, há também estações do metrô e empresas que realizam o aluguel de bicicletas, onde você aluga em um ponto e devolve em outro, perto do trabalho ou de casa, por exemplo.
E você, já faz a sua parte para contribuir na melhoria do trânsito? Quais ações você acha mais interessante? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos. Juntos, faremos do trânsito uma solução, não problema.

2013-09-25T08:30:54+00:00 setembro 25th, 2013|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário