A Evolução do Design de Carros nos Últimos 40 Anos

Início » A Evolução do Design de Carros nos Últimos 40 Anos

A Evolução do Design de Carros nos Últimos 40 Anos

Desde sua invenção, no final do século XIX, os automóveis passaram por diversas mudanças. Das evoluções mecânicas às alterações estéticas, os carros foram muito transformados ao longo das décadas. 
Especialmente nos últimos 40 anos, a mudança da tendência de linhas retas para as formas curvilíneas no design de carros chama atenção. Mas, você sabe por que essa evolução aconteceu? Neste post nós contamos. Confira!

Mudança das tendências no design de carros  

A partir de 1960, e durante as duas décadas seguintes, formas quadradas dominaram o mercado automobilístico, especialmente nos Estados Unidos. No entanto, na virada para 1990, o design de carros passou a ganhar curvas e os modelos ficaram mais parecidos com os que vemos hoje.  
Acreditasse que essa mudança na estética dos automóveis aconteceu por três motivos. Veja quais são eles a seguir:

Influência europeia

No velho continente, as linhas arredondadas, que dão aos veículos melhor arrasto aerodinâmico, sempre fizeram mais sucesso e no final do século XX passaram a influenciar fortemente a produção automobilística em todo o mundo.  
As primeiras montadoras a lançarem modelos com design curvilíneo foram as fabricantes de luxo da Europa, dentre elas a Porsche, a Mercedes Benz, a BMW e a Audi. Por isso, durante um tempo, as carrocerias mais arredondadas foram sinônimo de sofisticação. Até que fabricantes de modelos mais populares, como a Ford, passaram a aderir à tendência.

Busca por economia de combustível  

O segundo motivo para as formas arredondadas no design de carros terem virado tendência é que elas resultam no menor consumo de combustível. Em geral, para-brisas mais inclinados e superfícies mais curvas oferecem menos resistência ao vento, fazendo o veículo queimar menos gasolina para percorrer a mesma distância que um automóvel de linhas retas.  

Avanços tecnológicos  

Outro motivo que explica a evolução no design de carros ocorrida nas últimas décadas é o avanço tecnológico, que possibilitou a criação de modelos mais ousados. A invenção dos computadores, o desenvolvimento do 3D e o barateamento da fabricação de chapas de metal curvas facilitaram a produção de carros de estética mais fluida, deixando as linhas retas no passado.  
Curtiu saber o que levou às mudanças no design de carros nos últimos 40 anos? Aproveite que você está no blog do Despachante.com e descubra também 10 tecnologias que mudarão os carros do futuro.

2017-08-31T16:00:03+00:00 agosto 31st, 2017|Carro|0 Comentários

Deixar Um Comentário