Como Transportar Crianças com Segurança no Carro

Seja para o dia a dia ou mesmo para pegar estrada, saber como transportar crianças com segurança no carro é essencial. Cada idade e tamanho conta com uma especificação diferente, que deve ser seguida ao pé da letra.

O Código de Trânsito Brasileiro conta com especificações bastante importantes para garantir a proteção dos pequenos. Transportá-los sem os cuidados exigidos é considerada uma infração gravíssima, acarretando multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Porém, garantir a adequação às especificações não serve somente para não levar multas, mas para assegurar a própria vida da criança.

Confira as dicas do Despachante sobre como transportar crianças com segurança no carro:

Escolha a cadeirinha adequada

Escolher a cadeirinha adequada para o peso, idade e tamanho da criança é o ponto primordial para saber como transportar crianças com segurança no carro. Os automóveis não foram planejados para garantir a guarda dos pequenos por meio dos cintos de segurança.

Existem quatro tipos diferentes de sistemas para manter as crianças seguras dentro dos carros: a cadeirinha, o bebê conforto, o assento de elevação e o assento conversível.

  • bebê conforto — dispositivo pensado para bebês até um ano de idade. Deve ser utilizado desde a saída da maternidade e posicionado de maneira que a criança fique direcionada para a parte de trás do carro, evitando lesões no pescoço em caso de batidas;
  • assento conversível — semelhante ao bebê conforto, é ideal para bebês que já pesam mais de nove quilos, mas ainda não completaram um ano (para usar a cadeirinha). Deve ser posicionado de costas para o motorista até a cabeça da criança ultrapassar a altura do assento;
  • cadeirinha — ideal para crianças que têm entre um e quatro anos de idade, instalado sempre de frente para o painel do carro;
  • assento de elevação — apenas para crianças acima de quatro anos, garante que alcancem a altura necessária para poder utilizar o cinto de segurança do veículo. É preciso garantir que o mesmo não fique muito rente ao pescoço.

É indispensável seguir as orientações dos manuais dos aparelhos, garantindo a instalação adequada e, assim, a segurança da criança.

Gostou de saber como transportar crianças com segurança no carro?

Se você gostou deste artigo e quer garantir a segurança dos pequenos, continue acompanhando o blog do Despachante! São artigos pensados para pessoas que, como você, sempre colocam a família em primeiro lugar.

2018-11-13T19:31:47+00:00 novembro 10th, 2018|Blog|0 Comentários

Deixar Um Comentário