Como Andar de Moto em Dia de Chuva

Até os motociclistas mais experientes sabem que andar de moto em dia de chuva é um desafio e tanto. Em momentos chuvosos a atenção e o cuidado devem ser redobrados, tanto para garantir sua própria segurança, quanto para assegurar a dos outros.

É claro que a maior e melhor recomendação é aguardar a tempestade passar, mas pensando na proteção de quem deseja se locomover sobre duas rodas mesmo quando o tempo está ruim, o Despachante separou algumas dicas de ouro! Confira-as ao longo deste artigo.

Equipamentos adequados são essenciais

Bons equipamentos não são exclusividade de pilotos profissionais. Seja pilotando na cidade, na estrada ou na chuva, contar com os aparatos adequados é importantíssimo. Os materiais necessários são:

  • capacete com viseira — a viseira deve estar limpa, sem riscos e, de preferência, com antiembaçante por dentro e com produto para evitar o acúmulo de água por fora;
  • bota ou capa para bota;
  • calça impermeável;
  • jaqueta impermeável.

Monte um kit com suas peças de roupa específicas para situações de chuva e guarde em um local onde elas estejam sempre à mão, pois nunca se sabe quando o tempo vai virar. Invista em um bom material à prova d’água, dessa forma você não se molha e evita a friagem.

Pneus de chuva 

Jamais saia de casa para andar de moto em dia de chuva com os pneus carecas — e isso não vale somente para dias chuvosos ou enchentes. Quanto mais sulcos os seus pneus tiverem, menores são as suas chances de derrapar ou aquaplanar. Lembre-se também que a pressão dos mesmos deve ser ajustada de acordo com as recomendações da montadora.

Os riscos de andar de moto em dia de chuva

Com a chuva, todo cuidado é pouco. A melhor coisa que você pode fazer por sua própria segurança é estudar e conhecer a fundo sua própria motocicleta. Quando você conhece o poder de frenagem do seu veículo nas mais diversas velocidades, as chances de acontecerem acidentes são muito menores.

Se quiser andar de moto em dia de chuva, lembre-se de que a manutenção da sua moto é de sua responsabilidade. Seja prudente e mantenha-se sempre visível para os outros motoristas!

Para saber mais sobre o universo automotivo continue acompanhando o blog do Despachante!

2018-08-10T15:36:43+00:00 setembro 7th, 2018|Blog|0 Comentários

Deixar Um Comentário