O que conferir na hora de comprar um carro

Para não ter problemas ou preocupações no futuro, quem vai comprar um carro, seja ele novo ou seminovo, deve ficar atento a uma série de detalhes. Uma vez definido qual o veículo a ser comprado, é preciso conferir a aparência, a mecânica e, de maneira especial, os documentos do veículo para que o sonho não se torne pesadelo.

Se o carro for retirado da concessionária zero quilômetro, é necessário fazer o registro na base de dados do Detran para a emissão do CRV (Certificado de Registro de Veículo). É este registro que permitirá o emplacamento e a concessão do Certificado e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório. Em São Paulo, o proprietário pode entrar no site do Detran-SP e obter todas as informações necessárias para fazer o registro.

Caso o veículo não seja zero quilômetro, mas ainda assim novo ou seminovo, o primeiro passo é conferir se o número do chassi estampado no documento é o mesmo presente no carro. A sequência (composta por números e letras) fica espalhada por diversos cantos: nos vidros, nas portas, no interior e também no cofre do motor. Ela deve estar legível, alinhada e com espaçamento regulares entre os caracteres.

Além do número do chassi, aproveite para ver a numeração do próprio motor, que também deve constar no documento do veículo. Caso a numeração não coincida ou esteja raspada ou danificada, é sinal de que houve troca da peça. Se ainda assim se decidir pela compra do carro, você deve pedir ao vendedor que regularize a situação junto ao Detran antes de adquirir o veículo.

documentação do carro e número do chassi

Documentação do carro e número do chassi

Outra dica é verificar a numeração das placas (se as letras estão legíveis e se é a mesma do documento) e se o lacre não está rompido. Na parte lateral da placa, há uma data impressa, que indica quando a mesma foi confeccionada. Se o carro a ser adquirido é de 2010, por exemplo, a placa tem que ter sido fabricada no mesmo ano. Caso os anos não sejam os mesmos, significa que houve troca de placa e você deve pedir ao vendedor explicação do porquê desta troca. Há situações nas quais a troca acontece por conta de adequações às novas exigências do Detran, como também por conta de batida que tenha danificado a placa.

Mais um item importante a ser observado antes da compra é o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Aconselha-se anotar e verificar no site do Detran se há alguma débito pendente, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro obrigatório (DPVAT), multas, alienações ou até queixa de roubo. Se o veículo tiver alguma alteração ou adaptação, confira se está descrito no documento, pois qualquer mudança, seja no motor, lataria ou suspensão, deve constar no documento.

Por fim, se todos os cuidados foram tomados e não há nenhum problema, é hora de fechar o negócio. Se você estiver comprando de uma agência, exija a nota fiscal de compra e o documento de transferência já preenchido no nome do comprador, com reconhecimento de firma em cartório público (este documento também deve ser fornecido se o vendedor for particular). Veja os serviços que o Despachante.com preparou para transferência e licenciamento de veículo, cadastre-se no site e faça um orçamento.

Redação Despachante.com

Achou interessante este post? Recomende com +1 →

Compartilhe com seus amigos


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

Comente aqui!

Já temos 12 Comentários

  1. Heuvetria disse:

    Comprei um carro zero km em Julho de 2013, paguei as taxas (licenciamento, ipva, emplacamento) no Detran. No entanto, ao consultar o IPVA 2014 no site do detran informações do carro percebi que consta um debito de IPVA vencido em Fev/13. Gostaria de saber se a concessionária é responsável por esse pagamento.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Heuvetria,

      Você deve entrar em contato com a concessionária para questionar o que aconteceu, porque nenhuma transferência de documento de veículo é feita sem que todos os débitos do veículo estejam quitados. Estranho esse débito aparecer agora, porque pagamos esse imposto apenas uma vez ao ano, pois é um valor anual. Há possibilidades de parcelar e, provavelmente, essa é uma das parcelas que está em aberto.
      Você tem todos os comprovantes de pagamento? Ligue, o quanto antes, para a pessoa que te vendeu para solucionar o caso.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. anne disse:

    comprei um carro o km do ano de 2011; me concederam o CRLV, que consta no campo de observações “sem reserva de domínio”. no entanto, na nota fiscal consta “alienação ficuciária na Caixa Econômica Federal.” só que eu paguei o carro a vista.
    até agora o vendedor não fez a transferência para o meu nome, sem motivo algum.
    existe a possibilidade desse documento ser falso e o carro está realmente alienado perante a CEF? o que devo fazer?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Anne,

      Se você comprou um veículo 0 km à vista, e a nota fiscal saiu alienação na Caixa Econômica, você deveria ter verificado o que aconteceu logo em 2011.
      Precisaríamos entender melhor o caso para te dar uma resposta concreta sobre a sua situação. Por favor, entre em contato conosco, através do telefone (11) 3027-6900.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Reline disse:

    Estou com o nome no SPC e quero comprar um carro semi novo a vista. Conseguirei realizar a compra e pagar o seguro a vista sem impedimentos no meu nome? Posso perder o veículo se os credores notarem que tenho um bem maior que o valor da dívida que consta no SPC? Preciso de um carro urgente e estou com receio de arriscar,pois não tenho como liquidar tadas as pendências. O banco me fará um empréstimo para eu pagar o carro a vista.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Reline,

      Se a compra for à vista, não terá problemas em comprar o veículo, porém, a empresa na qual você está com dívida, pode solicitar o bloqueio de seus bens e tomar o veículo. Tente fazer um acordo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. NIVALDO DA SILVA disse:

    quanto tempo leva para fazer a dupla transferência?

    Obrigado.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Nivaldo,

      O Despachante.com não realiza a dupla transferência. Atuamos somente com transferência normal.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. adamor moraes de barros disse:

    Estou querendo comprar um carro alienado de um conhecido, sendo que vou pagar o debito das prestações e descontar no valor que ele me pediu. Quanto tempo o banco leva para liberar a carta de quitação. E depois não sei como proceder para minha segurança . Você pode me orientar, obrigado

    • Equipe Despachante.com disse:

      Você deve transferir a dívida e o veículo para conseguir regularizar a situação. Não é possível transferir apenas o veículo e não a dívida. Assim, o veículo já fica em seu nome e você não corre risco de cair em pegadinhas.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. ivan rocha disse:

    comprei um veículo,mas o mesmo está com restrição financeira sim,o que quer dizer.